Informações de A - Z
Apresentamos aos nossos usuários da Biblioteca da UNIEST,
C
Cadastro de Leitores – o usuário da biblioteca deverá comparecer à mesa de referência na sala de leitura munida de crachá ou documento funcional que o identifique para cadastramento.
Classificação do Acervo (conforme a CDD)
0. Generalidades. Ciência e Conhecimento
1. Filosofia. Psicologia
2. Religião. Teologia
3. Ciências Sociais
5. Matemática. Ciências Naturais
6. Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia
7. Arte. Esportes. Arquitetura
8. Lingüística. Linguagem. Literatura
9. Biografia. Geografia. História
Coleções:
Acervo Geral – Livros das áreas de conhecimento de 0 até 9.
Jornais – A Gazeta, A Tribuna.
Periódicos - Revistas científicas ou não, nacionais.
Referência - Dicionários, Enciclopédias, etc.
E
Empréstimos – O prazo determinado para o empréstimo é de 07 (sete) dias corridos, podendo ser renovado, desde que haja disponibilidade. É permitida a retirada de no máximo 03 (três) documentos para consulta domiciliar.
Endereço – FACULDADE DE CARIACICA – UNIEST – Rua Antônio Peixoto s/ nº - Campo Grande/ES Tel.: (27) 3286-2551/3286-2652. biblioteca@uniest.com.br
Extravio do material bibliográfico – Em caso de extravio do material bibliográfico sob sua responsabilidade, fica o usuário obrigado a sua reposição no prazo de 10 (dez) dias.
F
Função Social da Biblioteca - propiciar irrestrito acesso do cidadão ao seu acervo e aos equipamentos de pesquisa; estimular a leitura e a pesquisa; propiciar os recursos e as fontes para o pleno desenvolvimento científico e para a difusão e produção do conhecimento; promover a construção da cidadania.
G
H
Horário de Funcionamento - Funciona de segunda a sexta-feira, das 14h. às 22:00h.
I
Informações - Procure um atendente no Balcão de Informações na Biblioteca, ou faça-nos um contato pelo telefone (27) 3286-2551/3286-2652 ou pelo e-mail: pergunteaobibliotecario@hotmail.com
J
Jornais - Desejando saber das notícias, dirija-se a Sala de Leitura, pois todos os jornais que fazemos a assinatura se encontram nessa área.
L
Lanchonete – localiza-se no térreo ao lado da Biblioteca.
M
N
Normas - Fumar, usar celular, beber e comer no interior da Biblioteca não é permitido.
O
Objetivo da Biblioteca – Ter a capacidade de prover o acesso às fontes de informações impressas, eletrônicas, sonoras e visuais a todos os seus usuários.
Obras somente para consulta – Jornais e Obras de Referência.
P
Penalidades – O não cumprimento dos prazos de entrega – dos documentos emprestados – estipulados pela Biblioteca implica multa relativa a R$ 0,50 para cada dia de atraso e cada livro emprestado.
Prazos de empréstimo – os usuários terão o direito de solicitar o empréstimo no máximo até 03 obras e um prazo de até 07 dias úteis.
R
Ramais:
Balcão de informações: (27) 3286-2551/3286-2652 R 213
Recolocação de obras na estante - Esse serviço é exclusivo dos funcionários da Biblioteca, portanto não coloque a obra consultada de volta à estante para não prejudicar as consultas futuras. Solicitamos que as deixem na mesa de leitura.
Reposição de obras - Reponha a mesma obra, ou outra indicada pela Biblioteca, quando houver extravio. Entre em contato com o Bibliotecário pelo telefone: (27) 3286-2551/3286-2652 Ramal 213 para resolver pendências relacionadas.
Reprografia - Para a reprodução e impressão de seus documentos:
Copiadora no pátio da Faculdade;
Revistas – Na estante localizada na Sala de Leitura fica sempre as revistas de circulação.
S
SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário – um módulo de serviços disponíveis para um melhor atendimento ao usuário, seja por Email, Telefone, Correspondência.
Siglas:
AACR2 - Anglo-American Cataloging Rules
CDD – Classificação Decimal de Dewey
SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário
Sítio - Acesse o site e clique em Biblioteca sempre que desejar obter mais informações ou contate a equipe da Biblioteca pelo e-mail: biblioteca@uniest.com.br
T
Telecentro – Sala de Informática com acesso à Internet (Telecentro), atende a comunidade acadêmica. O usuário tem direito a realizar pesquisas ou digitação.
Treinamento em base de dados - Esse serviço o ajudará a a utilizar melhor as bases de dados e pode ser agendado junto ao Balcão de Informações ou pelo telefone (27) 3286-2551/3286-2652 Ramal 213. Atenção: é exclusivo para os alunos, professores e servidores da UNIEST.
U
Usuários da Biblioteca - São usuários da Biblioteca o corpo docente, discentes e funcionários da Faculdade.
V
Z
Zelo - Procure manter limpo o espaço físico da sua Biblioteca evitando rabiscar mesas, cadeiras e paredes, deixar papel sobre as mesas de estudo na Sala de Leitura.
Apresentamos aos nossos usuários da Biblioteca da UNIEST,
informações básicas do seu funcionamento.
São respostas em geral mais solicitadas junto ao
Balcão de informações da Biblioteca.
A
AACR2 – é um conjunto de regras que se aplicam na descrição bibliográfica e que provêm da forma que devem adotar nos cabeçalhos, permitindo determinar os pontos de acesso em um catálogo.
Acervo Geral – A Biblioteca possui atualmente um acervo de livros de aproximadamente 2700 mil títulos e 5975 exemplares, vários títulos de revistas e 2 títulos de jornais. O acervo de livros da Biblioteca é diversificado, porém os enfoques são as classes de Contabilidade, Administração e Engenharia, segundo a política de desenvolvimento de coleções estabelecida pela Faculdade.
B
C
Cadastro de Leitores – o usuário da biblioteca deverá comparecer à mesa de referência na sala de leitura munida de crachá ou documento funcional que o identifique para cadastramento.
Classificação Decimal de Dewey (CDD) - é um sistema de classificação de bibliotecas desenvolvido por Melvil Dewey (1851–1931) em 1876.
Classificação do Acervo (conforme a CDD)
0. Generalidades. Ciência e Conhecimento
1. Filosofia. Psicologia
2. Religião. Teologia
3. Ciências Sociais
5. Matemática. Ciências Naturais
6. Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia
7. Arte. Esportes. Arquitetura
8. Lingüística. Linguagem. Literatura
9. Biografia. Geografia. História
Coleções:
Acervo Geral – Livros das áreas de conhecimento de 0 até 9.
Jornais – A Gazeta, A Tribuna.
Periódicos - Revistas científicas ou não, nacionais.
Referência - Dicionários, Enciclopédias, etc.
D
E
Empréstimos – O prazo determinado para o empréstimo é de 07 (sete) dias corridos, podendo ser renovado, desde que haja disponibilidade. É permitida a retirada de no máximo 03 (três) documentos para consulta domiciliar.
Endereço – FACULDADE DE CARIACICA – UNIEST – Rua Antônio Peixoto s/ nº - Campo Grande/ES Tel.: (27) 3286-2551/3286-2652. biblioteca@uniest.com.br
Extravio do material bibliográfico – Em caso de extravio do material bibliográfico sob sua responsabilidade, fica o usuário obrigado a sua reposição no prazo de 10 (dez) dias.
F
Função Social da Biblioteca - propiciar irrestrito acesso do cidadão ao seu acervo e aos equipamentos de pesquisa; estimular a leitura e a pesquisa; propiciar os recursos e as fontes para o pleno desenvolvimento científico e para a difusão e produção do conhecimento; promover a construção da cidadania.
G
H
Horário de Funcionamento - Funciona de segunda a sexta-feira, das 14h. às 22:00h.
I
Informações - Procure um atendente no Balcão de Informações na Biblioteca, ou faça-nos um contato pelo telefone (27) 3286-2551/3286-2652 ou pelo e-mail: pergunteaobibliotecario@hotmail.com
J
Jornais - Desejando saber das notícias, dirija-se a Sala de Leitura, pois todos os jornais que fazemos a assinatura se encontram nessa área.
L
Lanchonete – localiza-se no térreo ao lado da Biblioteca.
M
N
Normas - Fumar, usar celular, beber e comer no interior da Biblioteca não é permitido.
O
Objetivo da Biblioteca – Ter a capacidade de prover o acesso às fontes de informações impressas, eletrônicas, sonoras e visuais a todos os seus usuários.
Obras somente para consulta – Jornais e Obras de Referência.
P
Penalidades – O não cumprimento dos prazos de entrega – dos documentos emprestados – estipulados pela Biblioteca implica multa relativa a R$ 0,50 para cada dia de atraso e cada livro emprestado.
Prazos de empréstimo – os usuários terão o direito de solicitar o empréstimo no máximo até 03 obras e um prazo de até 07 dias úteis.
R
Ramais:
Balcão de informações: (27) 3286-2551/3286-2652 R 213
Recolocação de obras na estante - Esse serviço é exclusivo dos funcionários da Biblioteca, portanto não coloque a obra consultada de volta à estante para não prejudicar as consultas futuras. Solicitamos que as deixem na mesa de leitura.
Reposição de obras - Reponha a mesma obra, ou outra indicada pela Biblioteca, quando houver extravio. Entre em contato com o Bibliotecário pelo telefone: (27) 3286-2551/3286-2652 Ramal 213 para resolver pendências relacionadas.
Reprografia - Para a reprodução e impressão de seus documentos:
Copiadora no pátio da Faculdade;
Revistas – Na estante localizada na Sala de Leitura fica sempre as revistas de circulação.
S
SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário – um módulo de serviços disponíveis para um melhor atendimento ao usuário, seja por Email, Telefone, Correspondência.
Serviço de Referência Virtual - Através desse serviço o usuário poderá enviar e receber mensagens de texto em tempo real junto à BIBLIOTECA através do comunicador instantâneo. Adicione pergunteaobibliotecario@hotmail.com em seus contatos no MSN.
Siglas:
AACR2 - Anglo-American Cataloging Rules
CDD – Classificação Decimal de Dewey
SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário
Sítio - Acesse o site e clique em Biblioteca sempre que desejar obter mais informações ou contate a equipe da Biblioteca pelo e-mail: biblioteca@uniest.com.br
T
Telecentro – Sala de Informática com acesso à Internet (Telecentro), atende a comunidade acadêmica. O usuário tem direito a realizar pesquisas ou digitação.
Treinamento em base de dados - Esse serviço o ajudará a a utilizar melhor as bases de dados e pode ser agendado junto ao Balcão de Informações ou pelo telefone (27) 3286-2551/3286-2652 Ramal 213. Atenção: é exclusivo para os alunos, professores e servidores da UNIEST.
Trabalhos de Conclusão de Curso - estão disponíveis para empréstimo domiciliar no prazo de 07 dias e no máximo 03 exemplares.
U
Usuários da Biblioteca - São usuários da Biblioteca o corpo docente, discentes e funcionários da Faculdade.
V
Z
Zelo - Procure manter limpo o espaço físico da sua Biblioteca evitando rabiscar mesas, cadeiras e paredes, deixar papel sobre as mesas de estudo na Sala de Leitura.