quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Estante Virtual de Ciências Contábeis

Uma investigação sobre as perspectivas dos formandos de ciências contábeis em relação ao mercado de trabalho: o caso de uma IES Pública no Estado do Rio Grande do Norte.

Atualmente o mercado de trabalho é um tanto quanto competitivo por envolver questões relacionadas à concorrência, a competência, a qualificação profissional. A literatura especializada argumenta que os profissionais a cada dia se vêem diante das dificuldades enfrentadas pelo mercado de trabalho. Partindo-se do pressuposto de que o mercado de
trabalho é promissor para aqueles que pretendem exercer suas atividades profissionais na área contábil e que a qualificação ética profissional e continuada é requisito indispensável para o ingresso e permanência do profissional no mercado de trabalho definiu-se o seguinte objetivo para esta pesquisa: verificar quais as perspectivas dos formandos do curso de ciências contábeis em relação ao mercado de trabalho de uma instituição pública no Estado do Rio Grande do Norte. Realizou-se uma pesquisa do tipo descritiva, qualitativa e exploratória, realizada junto aos formandos do referido curso. Finalmente, observou-se que a maioria dos formandos tem interesse de atuar como profissional contábil, tendo em vista que, a área de maior interesse é a contabilidade privada, porém, a maioria acredita que não possuem ainda capacidade técnica para o exercício de suas atividades profissionais.

Leia o texto na íntegra.

ALBUQUERQUE, L. S. Uma investigação sobre as perspectivas dos formandos de ciências contábeis em relação ao mercado de trabalho: o caso de uma IES Pública no Estado do Rio Grande do Norte. In.: Enfoque: reflexão contábil, v. 26, n. 1. 2007. Disponível:<http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Enfoque/article/viewArticle/3576>. Acesso em: 01 out. 2008.