terça-feira, 14 de abril de 2009

Como elaborar um Currículo


CURRÍCULO 1

Linguagem a ser utilizada

Utilize os verbos de conjugação verbal impessoal: elaboração, realização, criação.

Evite adjetivos, advérbios e não abrevie as palavras.

Não se esqueça de usar frases curtas, objetivas e claras.

Formatação

Use sempre frases positivas.

Não use papel colorido, letras coloridas nem muito grandes.

Redija em letra tamanho entre 10 a 12, de forma a obter um currículo de, no máximo, duas folhas

Não use símbolos, molduras ou outra formatação com a intenção de chamar atenção de quem vai analisar o currículo.

Algumas pessoas dizem que o currículo deve ter a “cara do dono”. É por meio dele que você vai “se vender”, fazer seu “marketing pessoal”.

CURRÍCULO 2

Estrutura

Dados pessoais (nome completo, endereço completo, telefone residencial, telefone celular, telefone de recados, com o nome da pessoa que irá atendê-lo e endereço eletrônico, se tiver).

Objetivo profissional: Indique o cargo ou a área de atuação em que pretende atuar. Se você quiser, altere este campo e direcione para o cargo a que está se candidatando.

Qualificações: faça um resumo das qualificações mais importantes e pertinentes ao objetivo.

Formação acadêmica: curso realizado, nome da instituição de ensino, ano de conclusão ou que será concluído. Coloque sempre a última graduação. Se tiver um curso técnico concluído anteriormente é bom colocar também.

Cursos de especialização ou complementares: relacione apenas os recentes e pertinentes ao objetivo profissional.

Idiomas: somente os que você tem uma fluência avançada ou nível técnico.


CURRICULO 3

Como elaborar um

Faça o levantamento de todas as empresas em que você trabalhou, relacionando nome das companhias, datas de admissão, cargos, datas da admissão e motivos de saída.

Relacione tudo o que você fazia: atividades relevantes, realizações importantes.

Experiência profissional

Use a seqüência: nome da empresa, datas, cargos, funções exercidas.

Comece sempre pela empresa atual ou última atuação.

Caso tenha sido promovido indique mês, ano e cargo de promoção.

Descreva suas funções objetivamente, não seja muito detalhista.

Se a pessoa é de outro Estado ou cidade, é importante informar que existe possibilidade de residir em outro lugar.


Mais dicas

Descrever as competências tem um bom efeito;
A melhor formatação é aquela clara, limpa e objetiva e com poucas páginas.
As experiências informais mais relevantes e que realmente contribuíram para a formação do profissional devem ser citadas.
Algumas empresas preferem saber mais informações sobre os últimos empregos do candidato. Abaixo segue um modelo de como pode ser ordenado no currículo:

* Empresa
* Ramo de atividade
* Endereço
* Função
* Atividades
* Período de trabalho
* Telefone
* Informática
* Inglês

Fonte: ECONOMIA. A Gazeta, Vitória, 17 ago. 2008. Caderno de Economia, p. 25.