quinta-feira, 8 de abril de 2010

PESQUISA DE INDICE DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE (ISC)



Serviço: Pergunte ao Bibliotecário


A Biblioteca da Faculdade de Cariacica – UNIEST em 01/04/09 criou um canal de comunicação direto com seus usuários através do serviço de referencial virtual. Estamos nos referindo do serviço “Pergunte ao Bibliotecário”, pois pretendemos ter um contato com os internautas através de respostas imediatas e simultâneas.


Após meses prestando esse tipo de serviço, realizamos um estudo exploratório através de uma Pesquisa de Indice de Satisfação do Cliente (ISC) com os alunos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Elétrica que elaboravam Pré-projetos e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) num total de 87 estudantes. A técnica de coleta de dados foi um questionário de perguntas fechadas e abertas considerando a caracterização do usuário, a utilização desse serviço e o grau de importância referente ao serviço.


Os questionários foram entregues pelo bibliotecário em salas de aula com o apoio dos professores entre os meses de maio a junho deste ano.


Observou-se que desde o lançamento desse serviço até o último dia letivo do primeiro semestre de 2009 em 17/04/09, ou seja, 108 dias foram recebidas um total de 52 mensagens que continham os seguintes assuntos:


TCC = 25 mensagens
Produtos = 03 mensagens
Serviços = 08 mensagens
Outros = 16 mensagens


Por outro lado, enviamos um total de 121 mensagens com assuntos diversos tais como:


TCC = 85 mensagens
Produtos = 07 mensagens
Serviços = 11 mensagens
Outros = 18 mensagens


Vale destacar que os conteúdos das mensagens enviadas foram produtos como: Manual de Normalização de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Webibliografia e Fichas Catalográficas.


Acrescentamos que os serviços solicitados foram: escaneamentos, orientações para elaboração dos Pré-projetos e TCC’s, informações da Biblioteca, comunicados em geral.


Parte do pressuposto que para um universo formado aproximadamente por 400 alunos da Faculdade, são poucos alunos que usam este tipo de serviço. Por isso, reforçaremos a sua divulgação com o intuito tanto em explicar essa modalidade de serviço aos nossos usuários quanto incentivá-los a sua utilização.


Justifica-se que este serviço proporciona comodidade aos usuários disseminando a informação que necessita em tempo real.


Outras pesquisas serão realizadas para investigar o número de usários, descrever os assuntos dos e-mail’s e analisar o posicionamento tanto dos alunos que utilizam este serviço quanto aqueles que não utilizam-o.